segunda-feira, 13 de outubro de 2014

114 Projetos

No final de agosto eu lancei um desafio aos meus alunos em nosso grupo no Facebook: pegar uma revista dessas com "projetos completos" na banca e fazer a maquete de um desses projetos.
Depois de 2 meses (sendo que durante 1 deles eu estava de férias e no outro dando aulas no curso intensivo), eu consegui voltar ao meu projeto e finalizei a imagem.
Mas vamos um pouco mais devagar. Primeiro, me deixe mostrar o que escolhi:

Esta é a revista eleita!
E este é o projeto (sério, é isso).
O desafio era grande, afinal de completos esses projetos não tinham nada. Nada de acabamentos, medidas muuuuito mais-ou-menos e muito chute. Afinal, quem vai construir isso, não é?
Bem, comecei com a modelagem e detalhamento dos elementos 3D. Definir janelas, portas, compatibilizar a construção... Aos poucos, fui postando os WIPs lá no grupo:





Alguns pontos mais técnicos pra quem gosta disso:
  • 3ds max 2014, V-Ray 3.00.08 e Photoshop CS6
  • VRaySun e VRaySky para iluminar (eu queria um pouco mais controle do que o HDRI dá de cara)
  • toda a grama é VRayFur, com a adição de flores e folhas para dar variedade
  • as folhas caindo são ParticleFlow
  • ivyGenerator para a trepadeira
  • para pós, fiz passes de oclusão, zdepth, environment fog (para os god rays) e wire color (para facilitar a seleção)

Mas daí, saí de férias... E, depois de 20 dias, voltei direto pra uma turma em período integral. Isso quer dizer que não tive mais tempo de mexer e o projeto estava fadado a morrer no limbo... Até que, na última sexta-feira à noite, resolvi abrir o arquivo e comecei a brincar. Fui inserindo novos elementos, bolando novas coisas pra fazer em pós, alguns testes...


Até que, finalmente, o render estava pronto:

Sim, está faltando a moça e o mobiliário, mas é pra se ter uma ideia do trabalho. ;-)
Empolgado, fui pro Photoshop e...



O render final durou 35 minutos (diurna) e 19 minutos (noturna), ambas em full HD.
E é isso. Espero que tenha dado pra ter uma ideia geral do processo de criação da imagem. No final, foi uma brincadeira bem legal de fazer e eu fiquei particularmente satisfeito com o resultado. Afinal, pra quem saiu de um croquis simples e chegou a uma imagem finalizada, até que tá bom, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário